Entre paneladas, memes e discussões foi formada a lista tríplice candidata à Reitoria da UFS
- Daeqi UFS
- 15 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jul. de 2020
Por Ellen Góes
Assessora da Diretoria de Eventos 2019
A TV UFS fez hoje uma transmissão ao vivo no Youtube da Reunião do Colégio Eleitoral Especial que tinha por objetivo escolher, por meio de votação via SIGEleição, as três chapas que serão apresentadas ao Presidente, para daí então eleger o reitor e o vice.
O modo como a eleição foi realizada, considerando apenas votos de membros do conselho - incluindo docentes, discentes, técnicos, funcionários, todos que compõe a representação geral de cada grupo - que totalizavam 82 pessoas, vinha sendo discutida nos últimos meses e gerou desagrado da maior parte do corpo que compõe a Universidade. A reunião, que estava prevista para ter início às 9 da manhã, começou somente às 9:42, usuários que aguardavam a transmissão questionaram se a reunião poderia já ter começado antes da liberação da live. Logo que a transmissão foi iniciada, o atual reitor Ângelo Antoniolli informou que não haveriam falas por parte dos conselheiros, e durante toda a reunião, alguns dos membros afirmaram que tiveram seus microfones mutados após tentar fazer algum questionamento. Ao longo da transmissão observou-se o descontentamento de muitos conselheiros com a forma antidemocrática como a votação estava sendo realizada, alguns professores também manifestaram seu descontentamento nos comentários.
O atual Chefe do Departamento de Engenharia Química, Pedro Leite, escreveu nos comentários da transmissão:
"Página triste da história da UFS! Um golpe na tradição democrática de nossa Instituição! O reitor colocando a nossa Instituição no vale da sombras! Mas recuperaremos as luzes da democracia."
Às 10:02 a votação via SIGEleição foi iniciada, e alguns dos conselheiros usaram esse tempo para fazer seu posicionamento contra o formato de eleição adotada pelo reitor, algumas das falas foram: “Gostaria de deixar claro que este golpe só está sendo possível devido ao triste cenário que estamos vivendo. Ele (o reitor) aproveitou o cenário para passar o trator em cima da democracia.”, “O reitor que for eleito sem a consulta pública será um reitor ilegítimo” e ainda: “Democracia boa não é a democracia que eu quero, é a democracia de todos.” Vale ressaltar que durante o tempo que durou a votação, o atual reitor, encontrava-se ausente, retornando apenas para computar os votos.

Print da transmissão da Reunião do Conselho Eleitoral
Os candidatos que receberam o maior número de votos, Valter Joviniano para reitor, e Rosalvo Ferreira para vice-reitor, ambos indicados pelo atual reitor, Ângelo, se candidataram num tempo excedente ao prazo ofertado. Além disso, muitos sequer sabiam quem eram os mesmo, já que em momento algum nenhum dos dois se pronunciou para apresentar planos de projeto.
Valter Joviniano é atualmente o vice-reitor e Rosalvo é o atual pró reitor de planejamento e maior defensor do projeto Future-se na UFS.

Da esquerda para direita temos Valter e Rosalvo, candidatos à Reitoria
Os outros candidatos mais votados para reitor foram André Maurício, que recebia o apoio do CCET, e Vera Núbia.
Ao final da reunião, alguns conselheiros ainda fizeram algumas colocações, parte deles se recusando a assinar a ata afirmando que o documento não condizia com o que, de fato, aconteceu na eleição. Em momento algum, nenhum dos 37 membros que votaram nos candidatos indicados pelo reitor se manifestaram a favor dos mesmos.
No decorrer da leitura da ata houveram alguns integrantes do conselho que bateram panelas, como forma de mostrar sua indignação, além de compartilharem os famosos memes envolvendo o atual reitor Ângelo.

Print da transmissão da Reunião do Conselho Eleitoral
A reunião foi interrompida pelo reitor de forma maldosa, praticamente sem aviso, enquanto os conselheiros ainda estavam falando. Os três nomes mais votados seguem até o dia 17 de agosto para o Ministério de Educação, onde o atual presidente Jair Bolsonaro deve escolher um dos nomes para compor a Reitoria pelos próximos 4 anos. O documento completo gerado pelo SIGEleições pode ser encontrado anexado abaixo.
Agora um comentário cheio de questionamentos: por que inscrever de última hora e fora do prazo uma nova chapa? De onde surgiram esses 37 conselheiros do Colégio Eleitoral que votaram em um grupo que não apresentou nenhuma proposta? Considerando que eles já fazem parte da atual reitoria... seria manutenção de cargos de comissão? É falta de democracia que você quer? A UFS hoje deu isso de sobra!
Comentários