Com a indústria farmacêutica em ascensão, entenda como o engenheiro químico pode atuar na área
- Daeqi UFS
- 18 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Por Albert Bezerra
Assessor da Secretária Geral 2019
Sabemos que a engenharia química é considerada a engenharia universal pela diversidade de especialização que o profissional pode escolher. O engenheiro químico pode seguir desde a área acadêmica ao “chão” de indústria. Sabendo-se que o ramo farmacêutico está sempre em crescimento e evolução, e agora então, pela pandemia da COVID-19, muitos estudantes e pessoas já formadas, provavelmente, já pensaram como podem trabalhar nessa área, mas não sabem de que modo podem atuar. E é isso que vamos entender agora.

Foto retirada da internet
Para a surpresa de vocês, segundo a Hipolabor, o setor farmacêutico é um dos que mais empregam engenheiros químicos. Como a indústria de medicamentos está sempre evoluindo, promovendo avanços tecnológicos e se destacando como uma das inovadoras, muitas vagas estão direcionadas para engenheiros químicos, que são especializados em processos industriais e que se envolvem em todas as etapas, da fabricação aos processos mais aprofundados na fabricação de medicamentos. E também, podem contribuir para o surgimento de novas patentes.
O engenheiro químico também pode ser pesquisador na área farmacêutica, resolvendo problemas e escrevendo artigos, segundo seus estudos. E como o engenheiro tem que está ligado em todo o processo, ele tem que focar sempre em aperfeiçoar e contribuir para técnicas mais seguras e eficientes, para garantir a qualidade dos produtos a serem originado e também, é preciso uma consciência ambiental para definir as melhores normas de descartes ou métodos de reutilização.
Entretanto, sabemos que muitas faculdades e universidades a grade curricular não é muita inovadora, é generalista e não acompanha o mercado de trabalho. Pois além do engenheiro ter conhecimento matemático, físico e químico, é necessário ter conhecimento biológico e biotecnológico para trabalhar no setor farmacêutico. Por fim, o profissional que deseja trabalhar na área é bom buscar uma especialização para ficar na frente de muitos candidatos na hora da seleção.
Fonte: https://www.hipolabor.com.br/blog/engenheiro-quimico/. Acesso em: 17 de julho de 2020.
Comentarios