Quem é a gestão que assumirá o DAEQI em breve?
- Daeqi UFS
- 30 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Por Mariana Teles
Assessora da Diretoria de Eventos 2019
Com o iminente retorno remoto das aulas para 2020.1, em breve o DAEQI estará oficialmente de cara nova. Por isso nada mais do que justo de trazer uma apresentação dessa galera massa que está por vir!
CHAPA MOVIMENTE

A Chapa Movimente, composta por 17 estudantes dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, será a próxima gestora do DAEQI. A formação da chapa foi idealizada pelos estudantes Kelven Oliveira e Tâmara Lima, presidente e vice-presidente, respectivamente. A Movimente tem o intuito de envolver participantes de diferentes períodos de ambos os cursos e, consequentemente, gerar uma conexão mais próxima com as diferentes turmas. Além disso, para a escolha dos integrantes, foi levado em conta o equilíbrio numérico entre homens e mulheres e entre os cursos do departamento.
Os convites foram feitos a estudantes que não tinham qualquer vivência em diretórios acadêmicos ou empresas juniores. O objetivo principal foi proporcionar uma experiência transformadora em suas formações, através do desenvolvimento de soft skills, como a colaboração em grupo, a comunicação eficaz e a orientação para os resultados. A outra finalidade é fazer com os que os participantes entendam a importância da participação em movimentos estudantis, incentivando o engajamento dos mesmos. Durante a formação da chapa, foi feita uma consulta com parte dos discentes e docentes do departamento para compreender os anseios e as queixas quanto a formação acadêmica e as relações internas e parcerias externas à Universidade, visando definir as propostas da chapa.
Umas das grandes preocupações da Movimente é promover uma maior aproximação entre alunos dos períodos iniciais e finais, professores, técnicos e demais colaboradores que integram o Departamento de Engenharia Química da UFS. As atividades integrativas compreenderão eventos de entretenimento, como por exemplo, eventos culturais, saraus, gincanas, bem como eventos esportivos de variadas categorias entre professores e alunos.
Outra preocupação gira em torno da formação restrita a grade curricular, visto que o mercado é competitivo e exige habilidades diversificadas. No intuito de mitigar os problemas relatados, vimos que o incentivo para o ingresso dos alunos em projetos de iniciação cientifica e extensão mostra-se como uma ótima alternativa, tal como outras atividades extracurriculares ligadas ao DEQ e outros departamentos. O fomento desses incentivos parte da idealização de projetos de extensão, para que, em parceria com professores, esses sejam inscritos e cadastrados no sistema. Além disso, a Chapa Movimente pretende participar ativamente da etapa de divulgação dos projetos de pesquisa e extensão, incentivando os alunos a atuarem nos mesmos. Em relação aos eventos organizados pela própria chapa, deseja-se oferecer palestras e minicurso que possam contribuir com a formação dos discentes.
Nós da Chapa Movimente entendemos a importância do diretório acadêmico na formação e na vivência estudantil. Por isso, sabemos da responsabilidade que nos foi passada, tal qual a expectativa que existe com o início de uma nova gestão. Em razão disso, estamos cientes do compromisso assumido em desenvolver um trabalho transparente e responsável. Sabemos das dificuldades que enfrentaremos ao longo da trajetória, por esse motivo mantemos os pés no chão, dispostos a entregar o nosso melhor, seguindo a máxima do filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella, que diz: "Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda."
Comments