top of page

O empreendedorismo no âmbito estudantil

  • Foto do escritor: Daeqi UFS
    Daeqi UFS
  • 23 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

Por Mariana Teles

Assessora da Diretoria de Eventos 2019


O DAEQI (Diretório Acadêmico de Engenharia de Química e Química Industrial) procurou a Bekefir para falar acerca de uma empresa fundada inteiramente por estudantes. Convidamos o fundador e estudante de engenharia química Tácio Paulo, o co-fundador e também estudante de engenharia química Iann Amorim e a diretora de Marketing e Comercial a estudante de engenharia de alimentos Bruna Toledo, para falar sobre o processo de criação da empresa e os benefícios da bebida kefir. Confira as respostas!


Tácio Paulo, Iann Amorim, Bruna Toledo (entrevistados)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • De onde vocês tiraram a ideia de criar um produto a base de Kefir? [Tácio Paulo]

No 7º semestre de engenharia química Tácio e Iann tiveram a matéria Bioengenharia com a professora Cristina Ferraz. A entrega final da matéria era o desenvolvimento de um novo produto no ramo biotecnológico ou a melhoria de um processo já existente. Tácio conhecia Mariana, uma amiga que estudava biotecnologia, e perguntou a ela quais assuntos estavam em alta no ramo, e daí surgiu a palavra kefir.

Inicialmente, nada sabiam sobre esses microrganismos milagrosos, até que quanto mais o conhecimento ia aumentando, mais encanto se tinha com tudo aquilo que era proporcionado pelos grãos de kefir e seu líquido fermentado. O projeto inicial foi apresentado à matéria, mas a vontade de continuar aquilo foi grande, e daí começou-se os esforços para criação da BeKefir. Experimentos para criação dos dois primeiros sabores foram iniciados, e após algumas tentativas, chegou-se à fórmula perfeita que vocês conhecem hoje!

Ambos foram membros da empresa júnior de engenharia química da Universidade Federal de Sergipe, a STARTEQ. E foi ali, onde o encanto pelo empreendedorismo surgiu. Toda a cultura da BeKefir, pautada em cultivar parceiros, ser inconformados com os resultados e sempre buscar uma evolução contínua, teve embasamento do movimento empresa júnior. Movimento que aproxima os jovens universitários do ambiente empresarial e empreendedor.


  • Como funcionou a execução da ideia: Vocês já tinham a experiência e conhecimentos necessários? [Iann Amorim]

O nosso primeiro passo foi trabalhar em cima do produto, como estávamos entrando em algo que não tínhamos muita experiência, resolvemos optar por sabores com boa aceitação no setor de bebidas de uma forma geral. Acabamos decidindo por uva e limão, mas nos primeiros testes percebemos que faltava algo, então após várias tentativas chegamos na formulação de nossos produtos atuais, uva & manjericão e limão & hibisco.

Quando percebemos que estávamos chegando a um produto, sensorialmente, competitivo no mercado, começamos a ter reuniões com o objetivo de estruturar o modelo e a cultura de nosso negócio. Devido a nossa experiência na STARTEQ sabíamos que essa etapa seria de extrema importância, focamos na discussão e construção desses pontos até que entendemos que nossa missão seria a de impulsionar nossos consumidores à sua melhor versão.

Em relação ao processo de produção, tendo a formulação em mãos, foi tranquilo organizar os processos necessários. Com certeza os conhecimentos adquiridos ao longo do curso favoreceram bastante essa etapa, precisando apenas adequar para nossa realidade.

Por fim, procuramos o SEBRAE para consultorias e realização de cursos, nas áreas de plano de negócios e principalmente sobre questões burocráticas e de regulamentações.


  • Quais foram os maiores anseios de vocês durante o processo de execução e também de lançamento no mercado? [Iann Amorim]

Um dos motivos que nos levou a investir em um produto a base de kefir foi que ao pesquisar sobre as marcas já existentes, principalmente na região nordeste, percebemos que muitas delas tinham uma apresentação amadora do produto e muitas vezes da própria empresa. Então o nosso foco passou a ser entregar um produto de qualidade, padronizado, com identidade visual tanto para o produto quanto para a empresa, código de barras, tabelas nutricionais, selo de compensação ambiental, e tudo o que passasse credibilidade aos nossos consumidores. Foi muito satisfatório quando começamos a divulgação, as pessoas pensavam que estávamos representando alguma marca grande.

Alcançamos o nosso objetivo da fase de execução, mas isso, de uma certa forma, nos custou o nosso anseio para o lançamento no mercado. Quando começamos a tocar o projeto existia apenas uma produtora de kombucha em Aracaju, nosso desejo era se tornar a primeira marca local de kefir. Mas a busca pelo padrão que desejávamos para os nossos produtos nos custou muito tempo, e acabamos não conseguindo ser a primeira marca sergipana de kefir.


  • Quais os principais desafios para se lançarem no mercado? [Tácio Paulo]

Os principais desafios para se lançar no mercado foram pelo fato de que era um produto ainda pouco conhecido na região Nordeste, causando um pouco de estranhamento nas pessoas no primeiro contato. Além disso, é um produto que visa um público mais específico, focando em pessoas que praticam atividades físicas e buscam o bem estar físico e mental. Nossa BeKefir traz muito mais benefícios quando é inserido na rotina das pessoas que consomem, dessa forma, surge mais um desafio: como fazer as pessoas inserirem na rotina e não só tomarem esporadicamente?

Além disso, a entrada forte da BeKefir no mercado foi possível com a entrada de Bruna Toledo na Diretoria de Marketing e Comercial. Todo um posicionamento de marca pautado na cultura da empresa e com prospecção contínua de clientes, levou à expansão da BeKefir para mais pontos de vendas. Queremos levar BeKefir para mais e mais pessoas, e para isso, continuamos em busca de novos parceiros que assim como a gente querem impulsionar as pessoas a serem a sua melhor versão.

  • E o nome BeKefir. Qual a inspiração? [Tácio Paulo]

O nome BeKefir (com entonação “BeKéfir”) veio do propósito que nosso produto tem, que é de trazer bem estar, saúde e cuidado para os nossos clientes. Cuidado, do inglês “careful” , BeCareful = BeKefir. Ou seja, cuide-se. E o kefir pode trazer esse cuidado que você precisa, por isso BeKefir.


  • Em termos de alcance de público, como está a situação no presente e as projeções futuras? [Bruna Toledo]

- Seguidores no Instagram: 1284 seguidores


- Localização do nosso seguidores:

51% Aracaju

11% Ilhéus

3% Salvador

2% Vitória da Conquista

2% São Paulo


- Faixa Etária:

31% 18-24 anos

39% 25-34 anos

19% 35-44 anos

6% 45-54 anos

2% 45-54 anos


-Gênero:

63% Mulheres

37% Homens


De 03/07 a 09/07

Alcance: 17.413

Impressões: 28.065


Projeções Futuras:

Seguidores no Instagram: 2,5 mil seguidores

Chegar ao interior de Sergipe e voltar com local de revenda em Aracaju e Ilhéus. Com isso aumentar os seguidores em Aracaju mas também aumentar exponencialmente nesses locais novos.

Meta comercial: Até Dezembro ( supondo que a quarentena irá finalizar em agosto). Possuir 40 parceiros em Sergipe e 30 na Bahia.


  • E o merchan não poderia faltar... por que inserir BeKefir no consumo diário? [Bruna Toledo]

Para pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, a BeKefir é uma bebida saudável, refrescante e por conter em sua formulação o kefir ela é rica em benefícios para a saúde e prevenção de diversas doenças. Além de auxiliar no seu equilíbrio corpo e mente a fim de você conseguir atingir mais facilmente seus objetivos e ser todos os dias a sua melhor versão.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


É perceptível os efeitos que o DEQ ( Departamento de Engenharia Química) junto com a STARTEQ ( Empresa Junior do DEQ) têm sobre os alunos. Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, e com o ingresso na EJ, estaremos muito mais preparados para o mercado de trabalho ou até a criação do nosso próprio negocio, podendo desenvolver habilidades pessoais incríveis.

E você? Depois dessas respostas está esperando o que para adicionar essa bebida ao seu dia-a-dia. Que além de ser refrescante e saudável, é rica em benefícios à saúde e previne varias doenças?

Commentaires


© DAEQI UFS

DAEQI BRANCO_desenhadoi.png
bottom of page